segunda-feira, 1 de outubro de 2012


OFERENDAS e EBÓS

         Os ebós são oferendas  feitas para os orixás, odus, eguns e outras divindades para diversas finalidades, sejam elas feitas para resolver algum problema, sejam feitas em forma de agradecimentos de alguma graça atendida, por alcançar algum objetivo ou simplesmente para agradar as divindades que orá esta sendo cultuado. O principio  do candomblé baseia-se no ebó, nas oferendas obtendo a redistribuição do axé e mantendo seu equilíbrio vital.
         Através da hierarquia, todo ebó a ser ofertado para que o orixá tome conhecimento, devemos invocar a energia de outros orixás, que tem o papel de servirem de interligação entre nós e as divindades africanas.

OBSERVAÇÕES:

         Quando for preparar uma comida de santo, deverá fazer vestido de branco ou roupa clara, deixar sempre uma vela branca acesa , com um copo d´agua ao lado.

Ebó: limpeza de aura das energias negativas (eguns, doenças, feitiços e etc...)
Abo: banhos de ervas maceradas para limpeza de aura.
Oferenda: comida ofertada aos orixás
Pemba: favas raladas com giz.

ITAN DE EXU, BARÁ OU ELEGBARÁ

gibeleji de IêmanjáemNAGÔ-VODUN SEM SEGREDOS - 1 ano atrás
* EXU, BARÁ, ELEGBARÁ* *Conta á lenda que houve uma demanda entre exu e oxalá, para que pudesse se saber quem era o mais forte e poderoso, oxalá foi o vencedor provando superioridade, pois durante o combate oxalá apoderou-se da cabaça de exu, ao qual continha seu poder mágico, o transformando-o assim em seu servo, então oxalá permitiu que exu recebesse todas as oferendas e sacríficios em primeiro lugar.* *A importância de exu é fundamental, nenhuma obrigação ou oferenda deve ser feita sem primeiro saudar exu.